sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia mundial do sono!


Hoje é o dia mundial do sono!

Será por isso que ainda estou com a impressão de que estou dormindo? kkk. Brincadeira!

Mas dormir é uma das coisas que mais gosto de fazer. Tem gente que diz que dormir é perder tempo. Em parte, tenho que concordar, porque passamos um terço do dia na cama, mas, por outro lado, o tempo que se passa dormindo faz regenerar o corpo e a alma! Relaxa a musculatura, fortalece o sistema imunológico, libera hormônios, consolida a memória... Especialistas dizem ainda que aumenta a longevidade!

O Ministéio da Saúde dá dicas interessantes para dormir melhor:

"Para dormir, a posição ideal é a de barriga para cima e, alternativamente, a de lado. Evite dormir de bruços, pois o pescoço fica torcido e há sobrecarga da região lombar. De lado, o ideal é dormir com uma perna sobre a outra, ambas semiflexionadas. Muitas vezes, não conseguimos manter um joelho sobre o outro, e encostamos o joelho que está em cima no colchão, o que causa uma torção. Neste caso, recomenda-se utilizar um pequeno travesseiro embaixo do joelho.Evite colchões macios, que não dão sustentação, e colchões muito duros, pois os ombros e o quadril ficarão mal acomodados. Para saber qual o colchão ideal, consulte as tabelas de densidade de espuma, que relacionam o peso e a altura da pessoa." (fonte:
http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/159corrija_postura.html)

"1) Procurar dormir, de 7 a 8 horas por noite;
2) Deitar-se apenas quando estiver com sono;
3) Evitar café, chá, colas, guaraná ou medicamentos que contenham cafeína;
4) Evitar bebidas alcoólicas no mínimo 6 horas antes de dormir;
5) Não fumar pelo menos nas 6 horas que antecedem o horário de dormir;
6) Não comer nem fumar nem beber álcool no meio da noite;
7) Evitar refeições pesadas antes de dormir;
8) Evitar sonecas durante o dia;
9) Fazer exercícios físicos no máximo de 4 a 6 horas antes de dormir e de preferência ao ar livre;
10) Procurar maior exposição à luz solar logo pela manhã e no final da tarde;
11) Reservar 20 ou 30 minutos, 4 horas antes de dormir para “resolver” os problemas que possam ser resolvidos;
12) Escrever num pedaço de papel, 4 horas antes de dormir, as preocupações e tensões que estejam perturbando seu sono;
13) Tomar, 2 horas antes de dormir, um banho quente durante 15 ou 20 minutos;
14) Ingerir um copo de leite e/ou derivados e um pouco de carboidratos antes de dormir;
15) Manter os pés aquecidos;
16) Não colocar relógios de qualquer espécie no quarto de dormir;
17) Reservar o quarto somente para dormir;
18) Levantar-se após 20 ou 30 minutos deitado sem ter conseguido dormir;
19) Procurar distrair-se fora do quarto,com alguma atividade relaxante, se não estiver conseguindo dormir;
20) Manter horários constantes mesmo nos finais de semana." (fonte: http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/78sono.html)

É isso, pessoal!
Beijos e ótimo fim de semana!!!

2 comentários:

Sílvia disse...

Passei o dia a pensar o mesmo!

Beijo

Eneida disse...

Boas dicas!
Mas eu sou agitada demais pra dormir!
hahaha
Beijo!